segunda-feira, 25 de julho de 2011

Trilhas Potiguares chega a Vera Cruz

Alunos da UFRN permanecem na cidade até o próximo domingo


Agreste Potiguar, 37 km da capital do Rio Grande do Norte. Na tarde de ontem, desembarcou em Vera Cruz uma equipe da UFRN composta por 15 integrantes que irão desenvolver atividades recreativas, pedagógicas e assistenciais junto à comunidade, que segundo o último censo do IBGE, conta com mais de 10 mil habitantes.
A primeira ação do grupo foi divulgar a presença do Trilhas Potiguares no município. À tarde, alunos e comunidade percorreram as ruas do município acompanhados de um cortejo musical, que contou com a presença do pastoril da cidade e com a fanfarra dos Desbravadores, grupo escoteiro ligado à igreja adventista.
Foto: O cortejo percorreu as ruas da cidade, atraindo a atenção da população/FotecFoto: O cortejo percorreu as ruas da cidade, atraindo a atenção da população/Fotec
Esta é a quarta vez que o Trilhas Potiguares vêm ao município. Fátima Viegas, secretária de educação de Vera Cruz, acompanhou todas as edições do projeto e acredita que a parceria pode gerar bons resultados."Eu gostaria que fosse maior o envolvimento. O trabalho vale a pena".
É Fátima quem faz a ponte entre a universidade e o município, informando as demandas existentes para que se construa coletivamente o cronograma de atividades a serem desenvolvidas. Embora essas demandas sejam bastante variadas, ela ressalta a importância das atividades voltadas aos jovens vera-cruzenses.
"Essas ações geram coisas boas. Os jovens podem se envolver mais, incentivar o protagonismo juvenil, para que eles não fiquem ociosos", ressalta.
Foto: Alunos da UFRN são recepcionados em Vera Cruz/FotecFoto: Alunos da UFRN são recepcionados em Vera Cruz/Fotec
Jaime Azevedo, coordenador do Trilhas Potiguares no município, esclarece que embora desenvolva ações voltadas à sociedade, o projeto não tem caráter assistencialista. Ela explica que trata-se também de um espaço onde alunos de áreas bastante diversas tem a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade e, dessa forma, aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade.
"O aspecto fundamental é a troca de saberes, a gente vem ensinar e aprender. Isso é imprescindível", frisa ele.

Nenhum comentário: